A comissão organizadora da VI Jornada
de Estudos em Educação Musical da UFSCar convida professores/as,
pesquisadores/as, estudantes e profissionais em geral para submeterem trabalhos
para o evento cujo tema central deste ano é: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL
Cronograma
De 29 de
fevereiro à 29 de maio
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SUBMISSÕES DE TRABALHO
(exclusivamente pelo site)
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De 29 de
fevereiro à 03 de junho
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Análise dos trabalhos enviados
(feito pelo Comitê Científico)
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17 de junho
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Início do envio dos pareceres para
os autores
(via e-mail)
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21 de agosto
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Prazo final para os autores
enviarem os trabalhos corrigidos com as adequações propostas
(via e-mail)
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1. Cada pessoa poderá enviar até dois trabalhos.
1.1. No site é possível enviar apenas
um trabalho. Caso queira enviar mais um, deverá realizá-lo da seguinte forma:
Envie o arquivo do trabalho já
estruturado conforme o modelo (botão no site) em .doc ou .docx para o e-mail submissaojeem@gmail.com.
1.1.1. No corpo do e-mail deverá
conter “Nome completo do(s) autor(es)”, “Título do trabalho”, “Grupo de
trabalho” e “e-mail”;
2. Após a submissão será necessário o
pagamento da taxa de submissão, no valor de R$ 30,00. Para realizar o
pagamento, clique no botão “Gerar boleto” no site.
2.1. A taxa de submissão deve ser
paga no nome do mesmo autor que enviou o trabalho.
2.2. No caso de mais de um autor, não
é necessário o pagamento de mais de uma taxa
2.3. A taxa de submissão não será
devolvida.
3. Todos os trabalho aprovados serão
apresentados em forma de comunicação oral;
4. Todos os autores dos trabalhos
aprovados deverão estar inscritos no evento;
5. Para a submissão, os trabalhos não
poderão conter nenhum tipo de informação (nome, instituição) que permita a
identificação dos autores;
6. Cartas de aceite, certificados e
anais*:
6.1. Todos os trabalhos aprovados
receberão carta de aceite contendo o título do trabalho e o nome de todos os
autores.
6.2. Só receberão certificado de
apresentação aqueles autores que de fato estiverem presentes no momento da
comunicação.
6.3. Para serem publicados nos anais, pelo
menos um autor deverá apresentar o trabalho durante a Jornada.
- *O processo para a aquisição do ISSN para a publicação dos anais é burocrática e demorada, e está fora do nosso controle. Informados todos os autores que este processo já foi iniciado e assim que terminar, os anais de 2013, 2014, 2015 e 2016 estarão disponíveis em nosso site.
Para informações, esclarecimentos e
dúvidas em geral, entre em contato com a Coordenação do Comitê Científico do
Evento: submissaojeem@gmail.com
MODALIDADES E GRUPOS DE TRABALHOS
Modalidades de trabalho:
1) Pesquisa científica
Nessa modalidade, as propostas
deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas em andamento ou
concluídas, que versem sobre os temas decorrentes dos Grupos de Trabalho. Devem
ser explicitados os objetivos da investigação, bem como os pressupostos
teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem
destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo
investigativo (se houverem) e buscar articulação com o tema central do
encontro.
2) Relato de experiência
Os trabalhos enviados para essa
modalidade deverão descrever uma experiência em Educação Musical já realizada
ou em desenvolvimento, relacionada aos eixos temáticos dos grupos de trabalho.
Os trabalhos deverão contemplar uma descrição detalhada da experiência, bem
como, deve ser explicitado os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a
proposta, trazendo observações e reflexões do autor.
* Os trabalhos serão apresentados na
forma de comunicação oral.
Cada trabalho terá 15 minutos para
ser apresentado, seguido de 5 minutos para perguntas.
Grupos de Trabalho:
Os trabalhos submetidos devem ter
relação com o tema central do evento e se enquadrar em um dos GTs:
GT 1. Educação Musical Humanizadora
Trabalhos e pesquisas que considerem
o humano como foco das ações educativas, partindo da música para atingir um
objetivo maior, uma formação humana que valorize o respeito, o diálogo, a
criatividade e a alteridade.
GT 2. Educação Musical Especial
Trabalhos que relatem práticas e
estudos com públicos que apresentem características especiais e que, por isso,
demandam metodologias ou recursos não convencionais, desde o ensino de música
individual à pessoa com necessidade educacional especial à grupos
inclusivos.
GT 3. Metodologias, conteúdos e
didáticas em Educação Musical no ambiente escolar
Trabalhos que abordem metodologias,
conteúdos e didáticas que contribuam para o cumprimento da Lei 11.769/08, que
torna obrigatório o ensino de conteúdos musicais na Educação Básica.
GT 4. Teorias e Práticas da Educação
Musical em espaços diversos
Trabalhos que valorizem experiências
de educação musical em comunidade, projetos sociais, ONGs, projetos de
extensão/universidade e demais espaços. Espera-se que os trabalhos apresentem
os espaços, as teorias e as práticas destas ações.
GT 5. Diálogos com a Educação Musical
Trabalhos que tragam experiências de
caráter inter, multi e transdisciplinar, contemplando a Música e/ou a Educação
Musical juntamente com diferentes áreas do conhecimento. Espera-se que os
trabalhos descrevam as atividades realizadas, bem como os objetivos e os
resultados alcançados, além de trazer fundamentação teórica que a justifique.
ESTRUTURA E NORMAS DE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
O não cumprimento do prazo e/ou a inadequação da revisão poderão implicar na não aceitação do trabalho para a possível publicação.
Para informações, esclarecimentos e dúvidas em geral, entre em contato com a Coordenação do Comitê Científico do Evento: submissaojeem@gmail.com
Estrutura:
- Título do trabalho (Times New Roman, 14, negrito, centralizado);
- Modalidade
de trabalho e GT (Times New Roman, 10, negrito, alinhado à direita);
- Resumo: deve conter as ideias principais do texto, e até 250
palavras (Times New Roman, 10, alinhamento justificado);
- Palavra chave: de 3 a 5 palavras (Times New Roman, 10, alinhado à
esquerda);
- Texto completo: Não deve exceder 2.500 palavras, excluindo título
geral, resumo e referências (Times New Roman, 12, espaço entre linhas 1,5,
alinhamento justificado);
- Margens: Superior e esquerda:
3,0 cm, direita e inferior 2,5cm;
- Enviar em documento .doc;
- Nomear
o arquivo da seguinte maneira: GTx_TítuloDoTrabalho.doc;
- O texto não deverá conter nenhum informação
que remeta aos autores;
- Copie e cole o layout do trabalho (botão no site) e estruture seu
trabalho a partir do modelo;
Citações
- As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem
ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência
entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s).
- As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser
colocadas em parágrafo separado, justificado, alinhado a 4 cm da margem
esquerda e sem recuo na margem direita, utilizando espaço simples, fonte
tamanho 11, e não devem ser colocadas entre aspas. Estas citações devem
estar separadas do parágrafo anterior de acordo com as especificações do
modelo de submissão de trabalhos.
- As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto,
mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência
entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s)
(observar que as páginas só devem ser colocadas caso a citação se refira a
trecho(s) específico(s) e não à obra como um todo).
- No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser
traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode
ser apresentado em nota de rodapé).
- As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial
no texto reportando-se à fonte bibliográfica.
- As citações entre parênteses,
utilizadas nos textos, devem ser estruturadas da seguinte forma:
Uma obra, com um autor: (GREEN, 2002,
p. 25)
Uma obra, com dois autores (ou três):
(FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)
Uma obra, com mais de três autores:
(MOURA et al., 2002, p. 15-17)
Duas obras, com mesmo autor: (TURINO,
1992, p. 51-52, 1999, p. 13)
Duas obras, com autores diferentes:
(CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13)
Notas de rodapé
Para as notas de rodapé deve ser
utilizada a fonte em tamanho 10.
Referências
Devem ser apresentadas ao final do
trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples,
alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço simples,
seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Ver exemplos abaixo:
- Livros:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome
do autor [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do
trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se houver]. Edição [se não for a
primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Grifo no título da obra
(negrito).
Exemplos:
ELLIOTT, David J. Music matters: a
new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995.
SWANWICK, Keith. Ensinando música
musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna,
2003.
- Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc):
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome
do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e
vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor
da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do
trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de
publicação: Editora, ano, página inicial-final da parte.
Exemplo: GROSSI, Cristina. Questões
emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In:
HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org.). Avaliação em música: reflexões e
práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.
- Artigos em periódicos:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome
do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula].
Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume
e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo,
data.
Exemplo:
ABRAHAMS, Frank. Aplicação da
Pedagogia Crítica ao ensino e aprendizagem de música. Revista da ABEM, Porto
Alegre, v. 12, p. 65-72, mar. 2005.
- Trabalhos em anais de eventos científicos:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome
do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e
vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se
houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano
de publicação. página inicial-final do trabalho.
Exemplo:
BEYER, Ester. O ensino de música na
educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
MUSICAL, 7., 1998, Recife. Anais... Recife: ABEM, 1998. p. 27-42.
- Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome
do autor da matéria [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e
vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site.
Disponível em: <endereço da página>. Acesso em: data.
Exemplo:
LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons
do Oiapoque ao Chuí. CliqueMusic: a música brasileira está aqui, ago. 2001.
Disponível em: <http://cliquemusic.uol.com.br/br/
acontecendo/acontecendo.asp?Nu_Matéria=2837>. Acesso em: 07 nov. 2002.
Tabelas, quadros, figuras e exemplos
musicais
Devem ser inseridas o mais próximo
possível da parte do texto a que se referem. Nas ilustrações retiradas de
outros documentos deve ter indicação da fonte logo após os títulos das mesmas.
Quando o texto se referir a uma figura, bem como a um quadro, tabela ou
exemplo, deve-se remeter ao número de ordem da figura e não à “figura seguinte”
ou “abaixo”, mas sim à Figura 3, por exemplo.
a) Tabelas
As tabelas apresentam somente números
e geralmente são compostas por dados estatísticos, de codificação, entre
outros. São abertas nas laterais, ou seja, não possuem traços verticais nas
laterais. Trazem numeração consecutiva em algarismos arábicos e título na
parte superior. As fontes dos dados e informações devem, obrigatoriamente, ser
citadas.
b) Quadros
Os quadros são constituídos por
palavras, ao contrário das tabelas que são compostas por números. Os quadros
são fechados nas laterais, e, como as tabelas, devem ter numeração consecutiva
em algarismos arábicos e título intitulados e numerados na parte superior.
c) Figuras
As figuras incluídas são gráficos,
imagens, partituras, fotos, desenhos, mapas, esquemas, diagramas, fluxogramas,
organogramas, etc. Devem ter numeração consecutiva em algarismos arábicos e
título, colocados na parte inferior da figura.
d) Exemplos musicais
Os exemplos musicais devem ter
numeração consecutiva em algarismos arábicos e título, colocados na parte
inferior.