Anais 2016
VI Jornada de Estudos em Educação Musical
ISSN 2448-2153
DOCUMENTO COMPLETO:
Anais VI Jornada de Estudos em Educação Musical
ARTIGOS:
Anais 2015
V Jornada de Estudos em Educação Musical
ISSN 2448-2153
DOCUMENTO COMPLETO:
Anais V Jornada de Estudos em Educação Musical
ARTIGOS:
ALMEIDA, Alexandre Trindade et al. Processo de humanização através da educação musical
SANTANNA, André L. M. Traçando caminhos para as práticas artístico-pedagógicas do programa vocacional - linguagem música, da Secretaria de Cultura da prefeitura de São Paulo
SANTOS, Camila Marques; OLIVEIRA, Mariane Cristina Souza. Processos educativos de autonomia na prática social de musicalização infantil
VELLOSO, Cristal Angélica. Capacitação em musicalização através da flauta doce: relato de experiência
FRAGOSO, Daisy. Educação musical e diversidade: uma experiência entre crianças Guarani Mbya e crianças não indígenas
PREVIATO, Daniel B. Análise das publicações realizadas pela revista da ABEM, entre 2008- 2014, sobre educação musical especial no ensino regular
NEVES, Eglem Lucena. Educação musical e projetos de trabalho: relato de prática docente interdisciplinar na educação infantil
ANDRADE, Erika et al. PIBID música Unaerp na Emef Paulo Monte Serrat Filho: um relato de experiência
MORAES, Felipe. A pedagogia musical em atuação. Reflexões sobre os benefícios do método c(l)a(s)p de Swanwick
ROSA, Helenice Scapol Villar. A escuta ativa em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental: desenvolvendo a capacidade de atenção e concentração através da música
CÉSAR, João Paulo Squeira; BORGES, Jane. Oficina de violão desenvolvida na Fundação Casa: relato de experiência baseada na proposta de Murray Schafer
SOUZA, Manuela Cristina. Educação musical intergeracional: (en)cantando a cultura popular no ambiente escolar
OLIVEIRA, Márcia; MENDES, ADRIANA. Educação musical para crianças surdas como meio de inclusão social: instrumento na construção do conhecimento e desenvolvimento humano
BORGES, Maria Helena Jayme. O ensino do piano na escola Lílian Centro de Música: uma proposta humanizadora, um caminho para a conquista da autonomia
VIEIRA, Márlon Souza. Os jogos musicais como ferramenta arteterapêutica com crianças de oito a doze anos com déficit de atenção em ambiente escolar
CESAR, Patrícia Kawaguchi. Musicalização inclusiva: adaptações para uma criança com deficiência visual em aulas em grupo
PARADA, Paulo F. Etnomusicologia e processos educativos - memórias e histórias do projeto ação musical
CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado. Gêneros musicais na escola: perspectivas de um ensino multicultural na educação básica
CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado. Ensino técnico em música integrado ao ensino médio: Uma possibilidade para o cumprimento efetivo das diretrizes nacionais para a educação profissional
PADOVANI, Thais Duarte; SILVA, Erika Andrade. Educação musical nas escolas: uma ferramenta de transformação social
OLIVEIRA, Thaís Nascimento. Educação musical como experiência estética: uma investigação a partir de Arthur Schopenhauer
Anais 2014
IV Jornada de Estudos em Educação Musical
ISSN 2448-2153
DOCUMENTO COMPLETO
Anais IV Jornada de Estudos em Educação Musical
ARTIGOS:
ALBERT, William et al. Função social e diversidade da música na escola
BRAGA, Simone. O desenvolvimento do processo criativo
CORUSSE, Mateus V. Aprendizagens sobre a docência na educação musical: da disciplina de regência à sala de aula.
CORUSSE, Mateus V. Educação musical e personalismo no contexto de projetos sociais
CORUSSE, Mateus V. Música na escola: contribuições do programa pibid na edificação de uma proposta de educação musical escolar
COSTA, Amanda D. et al. Contribuições para o desenvolvimento das crianças atendidas pelo Projeto Perifonia: a relação entre música e aprendizagem
DORTA, Natália M. P. et al. A música no processo de ensino-aprendizagem: um olhar para a alfabetização
DUTRA, Pedro. Ensino coletivo de música e humanização: uma experiência de partilha
FIORUSSI, Eduardo. Processos educativos na convivência com músicos de uma roda de choro
GIESTEIRA, Adriano Chaves. Uma proposta para auxiliar a formação de transcritores de partituras em braille
LIMA, Luciana C. S. Cantando os contos de fadas
MAGALHÃES, Lóide B. O processo de musicalização em duplas de crianças com idade entre quatro e seis anos na Ivana Bontempo escola de música
MENDES, Marinês S. Escolhendo filmes no ensino médio: relato e sugestão para a compreensão musical dos alunos
MENDES, Marinês. Percepção musical e sociedade: as artes da música e cidadania
MIRANDA, Simone; BORGES, Maria Helena J. A formação do pianista
NEVES, Marcelo S. AVELINO, Nathalya C. Etnomusiclogia kumaruara: a preservação da tradição da folia dos pretos da aldeia solimões de santarém-pa, por meio do registro das músicas tocadas em seu contexto cultural.
PAGLIUSO, Ana Paula. Educação musical e compromisso social: relato de xperiência no projeto social “musicando”, na cidade de Monte Alto-SP
PIMENTEL, Lucélia O. L. Música para surdos: instrumento de inclusão
REIS, Marciley S.; LEÃO, Eliane. Estudo do processo de iniciação musical evidenciado nas escolas de trombone de vara
SÁ, Fábio A. S.; LEÃO, Eliane. A escolha do repertório como fator que determina o nível de interesse do aluno no estudo do violão - um relato de experiência
SALVADOR, Ester. Um olhar diferenciado pela experimentação da educação musical: relato de experiência com uma criança autista
SANTOS, Marcy L. Brincando com o Uakti
SOUSA, Jane L. B.; LEÃO, Eliane. Considerações sobre as oficinas de música realizadas nas escolas públicas de Marabá/PA
SOUZA, Cristiana M. S.; MELO, Júlio; CAMPOS, Nilceia P. O pibid no curso de música-licenciatura da UFG e suas ações em duas escolas de Goiânia/GO
SOUZA, Luanda O. A humanização no ambiente hospitalar através da música: um relato de experiência
Anais 2013
III Jornada de Estudos em Educação Musical
ISSN 2448-2153
DOCUMENTO COMPLETO
Anais III Jornada de Estudos em Educação Musical
ARTIGOS
ALLEONI, Cristiane B. Alfabetização na musicalização infantil
BARROS, Cassiano de Almeida; OLIVEIRA, Rebeca Barbosa. A construção de sentido e valor da música no processo de apreciação musical
BARROS, Rosa. Aprendizagem formal e informal em música: relações entre o ensino individual e o ensino coletivo
CESCA, Sara Cecília; PEREIRA, Guilherme de Carvalho; GALON, Lucas Eduardo da Silva. Criação musical: um processo filosófico da imagem ao registro da obra
CORUSSE, Mateus V. A educação musical como meio de humanização em um projeto social.
CORUSSE, Mateus V. A educação musical em um ministério de música católica
CORUSSE, Mateus V. A prática socio-musical através de canções e dinâmicas
CORUSSE, Mateus V; AMENT, Mariana B. Um primeiro olhar sobre o programa pibid em um curso de educação musical
COSTA, Melissa.; CORUSSE, Mateus V. Atuação em música na educação básica: o pedagogo e a educação musical
DUTRA, Pedro; GALON, Mariana; JOLY, Ilza Zenker Leme. Educação musical e convivência: dois relatos de experiência.
GODOY, Diego A. Psicologia e cultura: oficina de música com adolescentes abrigados
IVO, Laís F. Entre o ensino e a performance: as múltiplas atuações da flauta doce
MORAES, Felipe. A música como processo socializador e formador do conhecimento físico, cognitivo e social
NANTES, Leopoldo P. A prática do violão popular como ferramenta de educação musical em grupo: uma experiência com alunos da fundação cultural de Cambé-PR
NASCIMENTO, Andréia M. M; MANTOVANI, Mariana A. A música como elemento facilitador no processo de inclusão social: um olhar sobre os projetos socioculturais de Piracicaba.
OLIVEIRA, Pedro A. D. et al. Por uma educação musical humanizadora: tecendo reflexões, construindo aprendizagens
PAZIANI, Danilo. Relato de experiências: reflexões sobre a prática educativa no ensino coletivo de contrabaixo acústico
SANTOS, Hamilton O. Coral da terceira idade da ACM de Sorocaba
SILVA, Alessandra N. C. Ensino em grupo de instrumento musical na educação básica
SILVA, Carlos H. T.; CÉLIA, José A. O estudo da linguagem rítmica aplicada à educação especial
SILVA, Játia S. M. D.; HARTMANN, Ernesto. A implantação da música na rede pública de São Mateus-ES, relato de descobertas e fundamentos teóricos
SILVA, Renato A. Oficina de musicalização para professores através do violão
TORRE, Ana Lia D.; MENDES, Adriana N. Manual de brincadeiras – uma releitura para a aplicação das atividades nas aulas de música
VALE, Letícia F. et al. Reflexão na ação e reflexão sobre a ação na aula de música em uma escola municipal: um relato de experiência
VIAPIANA, Ezequiel. O conhecimento pedagógico do conteúdo de três licenciandos: a transformação do conteúdo musical em conhecimento ensinável
TEXTOS APRESENTADOS EM MESA REDONDA
AMENT, Mariana B.; JOLY, Ilza Z. L. Experiências em educação musical: olhares para a humanização
FERREIRA, Matheus. Doces flautistas - uma proposta de educação musical
KURI, Márcia A. Escola municipal de iniciação musical: um espaço criado pela secretaria municipal de educação de Franca/SP para o aprendizado musical.
SILVA, Elder G. O papel da experiência como base para a construção da identidade profissional de educadores musicais a partir de um relato pessoal