Normas para publicação



A comissão organizadora da VI Jornada de Estudos em Educação Musical da UFSCar convida professores/as, pesquisadores/as, estudantes e profissionais em geral para submeterem trabalhos para o evento cujo tema central deste ano é: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL


Cronograma

De 29 de fevereiro à 29 de maio
SUBMISSÕES DE TRABALHO
(exclusivamente pelo site)
De 29 de fevereiro à 03 de junho
Análise dos trabalhos enviados
(feito pelo Comitê Científico)
17 de junho
Início do envio dos pareceres para os autores
(via e-mail)
21 de agosto
Prazo final para os autores enviarem os trabalhos corrigidos com as adequações propostas
(via e-mail)


1.    Cada pessoa poderá enviar até dois trabalhos.
1.1. No site é possível enviar apenas um trabalho. Caso queira enviar mais um, deverá realizá-lo da seguinte forma:
Envie o arquivo do trabalho já estruturado conforme o modelo (botão no site) em .doc ou .docx para o e-mail submissaojeem@gmail.com.
1.1.1. No corpo do e-mail deverá conter “Nome completo do(s) autor(es)”, “Título do trabalho”, “Grupo de trabalho” e “e-mail”;
2. Após a submissão será necessário o pagamento da taxa de submissão, no valor de R$ 30,00. Para realizar o pagamento, clique no botão “Gerar boleto” no site.
2.1. A taxa de submissão deve ser paga no nome do mesmo autor que enviou o trabalho.
2.2. No caso de mais de um autor, não é necessário o pagamento de mais de uma taxa
2.3. A taxa de submissão não será devolvida.
3. Todos os trabalho aprovados serão apresentados em forma de comunicação oral;
4. Todos os autores dos trabalhos aprovados deverão estar inscritos no evento;
5. Para a submissão, os trabalhos não poderão conter nenhum tipo de informação (nome, instituição) que permita a identificação dos autores;
6. Cartas de aceite, certificados e anais*:
6.1. Todos os trabalhos aprovados receberão carta de aceite contendo o título do trabalho e o nome de todos os autores.
6.2. Só receberão certificado de apresentação aqueles autores que de fato estiverem presentes no momento da comunicação.
6.3. Para serem publicados nos anais, pelo menos um autor deverá apresentar o trabalho durante a Jornada.
  • *O processo para a aquisição do ISSN para a publicação dos anais é burocrática e demorada, e está fora do nosso controle. Informados todos os autores que este processo já foi iniciado e assim que terminar, os anais de 2013, 2014, 2015 e 2016 estarão disponíveis em nosso site.
Para informações, esclarecimentos e dúvidas em geral, entre em contato com a Coordenação do Comitê Científico do Evento: submissaojeem@gmail.com





MODALIDADES E GRUPOS DE TRABALHOS


Modalidades de trabalho:

1) Pesquisa científica
Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas em andamento ou concluídas, que versem sobre os temas decorrentes dos Grupos de Trabalho. Devem ser explicitados os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo investigativo (se houverem) e buscar articulação com o tema central do encontro.

2) Relato de experiência
Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência em Educação Musical já realizada ou em desenvolvimento, relacionada aos eixos temáticos dos grupos de trabalho. Os trabalhos deverão contemplar uma descrição detalhada da experiência, bem como, deve ser explicitado os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta, trazendo observações e reflexões do autor.

* Os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral.
Cada trabalho terá 15 minutos para ser apresentado, seguido de 5 minutos para perguntas.


Grupos de Trabalho:
Os trabalhos submetidos devem ter relação com o tema central do evento e se enquadrar em um dos GTs:

GT 1. Educação Musical Humanizadora
Trabalhos e pesquisas que considerem o humano como foco das ações educativas, partindo da música para atingir um objetivo maior, uma formação humana que valorize o respeito, o diálogo, a criatividade e a alteridade.  
GT 2. Educação Musical Especial
Trabalhos que relatem práticas e estudos com públicos que apresentem características especiais e que, por isso, demandam metodologias ou recursos não convencionais, desde o ensino de música individual à pessoa com necessidade educacional especial à  grupos inclusivos.   

GT 3. Metodologias, conteúdos e didáticas em Educação Musical no ambiente escolar
Trabalhos que abordem metodologias, conteúdos e didáticas que contribuam para o cumprimento da Lei 11.769/08, que torna obrigatório o ensino de conteúdos musicais na Educação Básica.

GT 4. Teorias e Práticas da Educação Musical em espaços diversos
Trabalhos que valorizem experiências de educação musical em comunidade, projetos sociais, ONGs, projetos de extensão/universidade e demais espaços. Espera-se que os trabalhos apresentem os espaços, as teorias e as práticas destas ações.

GT 5. Diálogos com a Educação Musical
Trabalhos que tragam experiências de caráter inter, multi e transdisciplinar, contemplando a Música e/ou a Educação Musical juntamente com diferentes áreas do conhecimento. Espera-se que os trabalhos descrevam as atividades realizadas, bem como os objetivos e os resultados alcançados, além de trazer fundamentação teórica que a justifique.





ESTRUTURA E NORMAS DE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

O não cumprimento do prazo e/ou a inadequação da revisão poderão implicar na não aceitação do trabalho para a possível publicação.
Para informações, esclarecimentos e dúvidas em geral, entre em contato com a Coordenação do Comitê Científico do Evento: submissaojeem@gmail.com

Estrutura:
  • Título do trabalho (Times New Roman, 14, negrito, centralizado);
  • Modalidade de trabalho e GT (Times New Roman, 10, negrito, alinhado à direita);
  • Resumo: deve conter as ideias principais do texto, e até 250 palavras (Times New Roman, 10, alinhamento justificado);
  • Palavra chave: de 3 a 5 palavras (Times New Roman, 10, alinhado à esquerda);
  • Texto completo: Não deve exceder 2.500 palavras, excluindo título geral, resumo e referências (Times New Roman, 12, espaço entre linhas 1,5, alinhamento justificado);
  • Margens: Superior e esquerda: 3,0 cm, direita e inferior 2,5cm;
  • Enviar em documento .doc;
  • Nomear o arquivo da seguinte maneira: GTx_TítuloDoTrabalho.doc;
  • O texto não deverá conter nenhum informação que remeta aos autores;
  • Copie e cole o layout do trabalho (botão no site) e estruture seu trabalho a partir do modelo;

Citações
  • As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s).
  • As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas em parágrafo separado, justificado, alinhado a 4 cm da margem esquerda e sem recuo na margem direita, utilizando espaço simples, fonte tamanho 11, e não devem ser colocadas entre aspas. Estas citações devem estar separadas do parágrafo anterior de acordo com as especificações do modelo de submissão de trabalhos.
  • As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (observar que as páginas só devem ser colocadas caso a citação se refira a trecho(s) específico(s) e não à obra como um todo).
  • No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).
  • As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto reportando-se à fonte bibliográfica.
  • As citações entre parênteses, utilizadas nos textos, devem ser estruturadas da seguinte forma:
Uma obra, com um autor: (GREEN, 2002, p. 25)
Uma obra, com dois autores (ou três): (FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)
Uma obra, com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p. 15-17)
Duas obras, com mesmo autor: (TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)
Duas obras, com autores diferentes: (CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13)

Notas de rodapé
Para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte em tamanho 10.

Referências
Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço simples, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Ver exemplos abaixo:
  • Livros:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Grifo no título da obra (negrito).

Exemplos:
ELLIOTT, David J. Music matters: a new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
  • Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc):
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano, página inicial-final da parte.

Exemplo: GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.
  • Artigos em periódicos:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

Exemplo:

ABRAHAMS, Frank. Aplicação da Pedagogia Crítica ao ensino e aprendizagem de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12, p. 65-72, mar. 2005.
  • Trabalhos em anais de eventos científicos:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

Exemplo:

BEYER, Ester. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Recife. Anais... Recife: ABEM, 1998. p. 27-42.
  • Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da matéria [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site. Disponível em: <endereço da página>. Acesso em: data.

Exemplo:

LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí. CliqueMusic: a música brasileira está aqui, ago. 2001. Disponível em: <http://cliquemusic.uol.com.br/br/ acontecendo/acontecendo.asp?Nu_Matéria=2837>. Acesso em: 07 nov. 2002.

Tabelas, quadros, figuras e exemplos musicais

Devem ser inseridas o mais próximo possível da parte do texto a que se referem. Nas ilustrações retiradas de outros documentos deve ter indicação da fonte logo após os títulos das mesmas. Quando o texto se referir a uma figura, bem como a um quadro, tabela ou exemplo, deve-se remeter ao número de ordem da figura e não à “figura seguinte” ou “abaixo”, mas sim à Figura 3, por exemplo.

a) Tabelas

As tabelas apresentam somente números e geralmente são compostas por dados estatísticos, de codificação, entre outros. São abertas nas laterais, ou seja, não possuem traços verticais nas laterais. Trazem numeração  consecutiva em algarismos arábicos e título na parte superior. As fontes dos dados e informações devem, obrigatoriamente, ser citadas.

b) Quadros

Os quadros são constituídos por palavras, ao contrário das tabelas que são compostas por números. Os quadros são fechados nas laterais, e, como as tabelas, devem ter numeração consecutiva em algarismos arábicos e título intitulados e numerados na parte superior.

c) Figuras

As figuras incluídas são gráficos, imagens, partituras, fotos, desenhos, mapas, esquemas, diagramas, fluxogramas, organogramas, etc. Devem ter numeração consecutiva em algarismos arábicos e título, colocados na parte inferior da figura.

d) Exemplos musicais

Os exemplos musicais devem ter numeração consecutiva em algarismos arábicos e título, colocados na parte inferior.